• Home
  • Sobre o site
    • Quem Somos
    • Colunistas
    • Politicas do Site
  • Downloads
  • CURSOS ONLINE
  • LIVROS & E-BOOKS
  • Anuncie
  • Contato
facebook
linkedin
rss
twitter
youtube
google_plus
pinterest
  • Poseddon.com
  • Empresas & Negócios
    • Recursos Humanos
    • Gestão Empresarial
    • Gestão de E-business
    • Gestão de Projetos
    • Softwares Gerenciais
  • Marketing
    • Marketing Digital
    • Gestão de Marketing
    • Comunicação
    • Consumidor, Tendências & Mercado
  • E-commerce
  • Estratégia
    • Planejamento & Gestão
    • Crowdsourcing & Open Innovation
    • Tomada de Decisão
  • Empreendedorismo
  • Carreira
    • Empregos
    • Qualidade de Vida
    • Desenvolvimento Pessoal
    • Carreira Internacional
    • Concursos Públicos
    • Guia de Salários
  • Sociedade
  • Ganhe $$
  • Notícias

Outsourcing I: Uma nova tendência de mercado

10 mar 2010
Por : Alexandre Poseddon
Tag: outsourcing, terceirização

Devido a constante procura pelo assunto terceirização, resolvi criar uma série de artigos que relatam experiências e formas de implantação correta de um serviço de terceirização, para que estes sirvam na tomada de decisão das ações do seu planejamento estratégico.

Portanto, temos visto surgir cada vez mais a tendência de terceirização nas empresas não apenas pela sua facilidade, mas também com um conceito extremamente amplo e passível de muitas discussões, sobre o que terceirizar, como e com quem.

Mas primeiro vamos entender, o que é terceirizar?

Segundo a wikipedia “a terceirização ou outsourcing é uma prática que visa a redução de custo e o aumento da qualidade. É usada em larga escala por grandes corporações e, observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias e etc.”…

Em resumo, terceirizar seria, passar um serviço, processo ou mesmo todo um departamento de uma empresa para que outra especializada no assunto a desenvolva.

E qual seria a vantagem em deixar parte de sua empresa sobre cuidados de outros?

Primeiramente, o fato desta outra empresa ser ESPECIALIZADA em um determinado processo que apenas integra a necessidade da produção do seu produto/serviço e não seja este seu maior diferencial no processo. Portanto neste caso, a terceirização visa melhorar a qualidade deste para que seja ampliada a percepção de valor ao seu cliente.

Em segundo e mais interessante, é que na maioria das vezes terceirizar traz um retorno financeiro maior para a empresa, uma vez que essa não terá de dispor de recursos próprios para financiar máquinas e equipamentos necessários para operacionalização deste processo internamente, além de os custos e responsabilidades trabalhistas ser da empresa terceirizada e não da sua empresa. Isto tudo influi diretamente no espaço físico necessário para a empresa, que tem relação direta aos custos físicos e ao quadro de funcionários.

E por último, mas não final, destaco sua própria especialização em clientes. Possuindo agora um maior tempo para tratar seu relacionamento com sua carta de clientes, você pode dedicar um maior tempo em fidelizá-los, tempo que antes era utilizado para corrigir falhas ou na operacionalização de processos da empresa.

Bom, acima de todas as vantagens, terceirizar requer um planejamento estratégico árduo, deve-se analisar todos os fatores de risco em sua realização, e estabelecer parâmetros que atendam e suportem estes riscos para minimiza-los ou mesmo exclui-los.

Deve-se tomar muito cuidado ao terceirizar, departamentos-chave como, financeiro, administrativo, estoque, vendas ou outros que sejam de relação direta ao seu produto. Procure terceirizar apenas serviços que você não pode fornecer melhor do que uma empresa especializada faria, como parte da produção, serviços ou produtos agregados, análise empresarial e outros. E além de tudo, análise atentamente o seu contrato com a empresa terceirizada para que não tenha surpresas futuras.

——————————————

O que pretendi mostrar neste artigo refere-se a uma rápida explicação sobre o que é Outsourcing (terceirização) dentro do planejamento estratégico da empresa. No próximo artigo “Outsourcing II: Um exemplo do impacto financeiro da terceirização” mostrarei um case, exemplificando em números o que foi citado aqui.

Espero que tenham gostado deste artigo, continuem dando sua avaliação ou sugestão de novos tópicos ao site ou mesmo sua opinião sobre os artigos nos comentários.

Compartilhar

  • google-share
autor: Alexandre Poseddon
Consultor de Marketing Estratégico e E-business. Formado em Marketing com dois MBA's na área de Gestão de Pessoas e Gestão de Empresas e Negócios.

http://www.poseddon.com.br/alexandre

Próximo

Outsourcing II: Um exemplo do impacto financeiro da terceirização

Artigos Relacionados

0

Crowdsourcing II: Cases e exemplos aplicados P.2

05 abr 2013
, por Alexandre Poseddon
0

Crowdsourcing II: Cases e exemplos aplicados P.1

24 mar 2010
, por Alexandre Poseddon
1

Crowdsourcing I: A nova era da terceirização

22 mar 2010
, por Alexandre Poseddon

2 Comments

  1. Pingback: POSEDDON Outsourcing II: Um exemplo do impacto financeiro da terceirização » POSEDDON

  2. Pingback: POSEDDON | Gestão Empresarial, Marketing, Estratégia e E-business Gerencie sua empresa e clientes sem gastar com softwares caros » POSEDDON | Gestão Empresarial, Marketing, Estratégia e E-business

Leave a Reply Cancel reply

Error, no Ad ID set! Check your syntax!

Cotações

banner

Vídeo

banner
banner
banner
banner

Mais visitados

Gestão por competência: CHA – Conhecimento, Habilidade e Atitude

1 Comment

Outsourcing II: Um exemplo do impacto financeiro da terceirização

1 Comment

Crowdsourcing I: A nova era da terceirização

1 Comment

Categorias

  • Ciência e Tecnologia
  • Crowdsourcing
  • Desenvolvimento Pessoal
  • E-business
  • Gestão de Marketing
  • Gestão de Projetos
  • Gestão Estratégica de RH
  • Pesquisas & Mercado
  • Planejamento & Gestão Estratégica
  • Qualidade de Vida
  • Recursos Humanos
  • Softwares Gerenciais
  • Treinamento & Desenvolvimento

Tags

Atitude bi capacidade humana carreira Conhecimento crm Crowdsourcing erp estratégia felicidade Habilidade networking objetivo de vida open source outsourcing Recursos Humanos serviços software gestão software livre tendências mercado terceirização Treinamento & Desenvolvimento valor do esforço valor próprio
  1. Name *
    * Nome Completo
  2. Email *
    * Por favor insira um endereço de e-mail válido.
  3. Mensagem *
    * Digite sua mensagem

Creative Commons

Site sob licença legal da Creative Commons.
Para reproduzir artigos ou imagens do site consulte as Políticas de Uso.

hospedado por Dreamhost
© POSEDDON 2014 | Todos os direitos reservados