Gestão por competência: CHA – Conhecimento, Habilidade e Atitude
Muito tem se falado sobre gestão por competência, mas com certeza o que mais ouvimos atualmente é sobre essa nova “estratégia” utilizada pelos departamentos de Recursos Humanos das empresas conhecido por CHA – Conhecimento, Habilidade e Atitude.
CHA é uma filosofia de avaliação humana quanto sua competência e desempenho individual. É baseada em 3 características provenientes do entendimento cognitivo (Conhecimento), psicomotor (Habilidade) e afetivos (Atitude).
O que entendemos por cada uma destas 3 características:
Conhecimento:
Saber. Este é o saber teórico, aquele que está gravado apenas na mente de cada um, baseado na sua vivência e estudo. Este provem de saber, de aprimorar, de esclarecer individualmente aquilo que não se sabia. Você pode possuir o conhecimento de diversas formas, estudando, lendo, conversando com amigos, navegando pela internet ou apenas vivendo. O grande desafio das empresas quanto ao conhecimento é torná-lo de individual para um conhecimento geral ou explicito, onde todos compartilham aquele saber e encontrar na organização o profissional que com a habilidade e atitude de desenvolver o conhecimento. O conhecimento é a base, mas possuir apenas o conhecimento e não agir ou ser capaz de manipula-lo de nada servirá ao profissional ou à organização.
Habilidade:
Saber fazer. Este é a sabedoria prática ou a que desempenha efetivamente a ação. Assim é a habilidade, é realizável e palpável, é portanto a parceira ideal do conhecimento, embora muitas vezes quem possui o conhecimento não possui a habilidade para executa-lo. Do que adianta para um jogador de futebol compreender todas as táticas e jogadas melhor do que os outros se este não possui qualquer habilidade com a bola?
Por ser prática é dependente de erros, acertos e treinos, até que seja desenvolvida. Este talvez seja o ponto fraco das organizações, uma vez que quanto mais alto o individuo sobe na hierarquia da empresa, mais propenso a buscar conhecimento do prática este estará, e cabe então ao líder aproximar toda a equipe para que o planejado seja plenamente executado.
Atitude:
Querer fazer. Esta característica desperta uma vasta discussão entre os estudiosos da gestão por competência, há os que dizem que o indivíduo nasce com a atitude e não é capaz de aprender a desenvolve-la, há também os que acreditam que você aprende a ter atitude desde muito cedo na sua infância com a educação dos seus pais e há os que afirmam que a atitude pode ser aprendida em livros, palestras, workshops. Seja lá qual for a definição correta disto, um fato é igual a todos estes estudiosos, a habilidade e o conhecimento sem atitude não leva a nada.
Bom, este artigo tratou sobre o assunto Gestão por competência, espero que todos tenham gostado e deixem sua opinião.
Pingback: POSEDDON Gestão do Conhecimento (CHA) » POSEDDON